sábado, 11 de julho de 2009

O LÍDER

O LIDER
Não basta ser um bom líder, tem que refletir o caráter de Jesus.
Existem muitos bons líderes, quanto mais você liderar e menos caráter de Jesus você ter, você vai causar um grande prejuízo para o Reino de Deus.
Um bom líder precisa ter uma reserva de fé, pois sua fé será provada, o líder de Deus caminha na fé, e é com esta fé que ele anima aqueles que os ouvem e os coloca para cima, porque ele sabe que sem fé é impossível agradar a Deus e que a fé não conhece derrotas. Ele conhece a vontade de Deus, e tem a revelação e caminha nesta visão, então ele toca a trombeta e indica por onde é o caminho.
O bom líder forma um ambiente sadio, ele causa risos e lágrimas, porque a vida de Deus esta nele, ainda que a batalha para o abatido talvez esteja quase perdida, o líder ao liberar uma palavra ele muda o curso daquela batalha, porque ele descobre o endereço do coração do abatido, ele só lidera o que ele conquista por isso ele se torna um conquistador de corações, assim às pessoas darão o máximo de si, foi isso que Jesus conseguiu fazer com os apóstolos.
Um líder de Deus consegue pegar uma pessoa derrotada, no chão, no pó e fazer esta pessoa florescer, ele é levado por Deus a fazer isso.
Um bom líder compartilha as suas idéias, experiências que valem para o grupo, e isso fazem com que uma equipe seja treinada e formada.
Um bom líder leva outras pessoas a pensarem, não a se tornarem dependentes somente da idéia deles, mas as anima a tomarem iniciativas, e a estarem abertos para o que o Espírito Santo ira fazer.
Os melhores líderes são líderes apaixonados pelo que fazem para Deus, porque quando você se apaixona você se entrega a esta paixão e contagia os que estão ao seu redor, se você não tem uma visão você não se apaixona por aquilo.
Quantas pessoas estão correndo atrás de você? O quanto você tem de Deus, que as tem atraído? Isso é um dos sinais se sua liderança esta indo bem, então você é um líder que sabe desenvolver relacionamentos íntimos criando um vínculo entranhável, Jesus tem muitos amigos íntimos, porque estes sabem atrair a intimidade Dele. (Am 3:7) Então você proporciona um ambiente alegre e atraente, sua presença é gostosa, harmoniosa, as pessoas ficam na expectativa da hora que você vai chegar, pois sabem que dali uma fonte nova vai jorrar. Quando um líder não tem uma fé provada, e um bom relacionamento com Deus, transmite cansaço e strees e não vida de Deus o resultado gera pessimismo e um ambiente de coisas negativas, seu coração só fala de derrotas e desânimos, vivem para baixo, carrancudos, isso acaba roubando a fé dos que os seguem. Sem perceber descarrega seus problemas pessoais em quem nele um dia encontrou força para caminhar, lança jorrado de palavras duras e amargas, ele só da no queixo das pessoas, se a pessoa não entra em coma pelo menos desmaia. Não seja um líder demolidor, Deus nos chamou como líder para edificar.(Mt 16:18) Não é batendo que você consegue o coração, a vara deve ser usada (B 12:11), mas quando usada do jeito certo ganha pessoa, (Mt 18:15) e quando usada da maneira errado perde a pessoa, sofre perdas que podem levar até a morte (2Tm 3:16). Quando você tiver que resolver uma situação com uma pessoa, não use o microfone, vá até ela pessoalmente, uma situação é para ser resolvida com uma pessoa somente, não com os demais presentes.
O stress traz ansiedade, a ansiedade diminui o raciocínio e a inteligência, quando você esta stressado não consegue nem pensar direito, um ambiente stressado não é nada criativo mas sim carregado (Pv 17:22) A alegria faz bem a saúde estar sempre triste é morrer aos poucos. A menor distância entre duas pessoas é o sorriso. É preciso sorrir, o riso torna um ambiente alegre (Pv 15:13). Existem lideres irritados que nunca conseguem ouvir a verdade, um líder precisa saber ouvir, ouvir o que você tem causado no coração das pessoas que o cercam, quais marcas você tem deixado, se boas ou ruins, reconheça os seus erros que este será o ponto onde você mais poderá ajudar as pessoas, existem queixas sinceras e as que não são sinceras, e às vezes você precisa entender não o que a pessoa esta falando, mas também o que ela não esta falando, quando pessoas falam você descobre o que elas trazem dentro do coração, porque você foi até o coração delas .
Outros líderes manipulam, não deixam as pessoas florescerem, sem ter vontade própria, sem personalidade, ele é uma fábrica de robôs, ao contrário de um bom líder, que reconhece e faz com que cada pessoa se levante e desenvolva o chamado de Deus para ela (Ef 4:11). O papel do líder não é o papel principal, mas sim secundário, porque ele não é melhor que ninguém, por isso ele não humilha as pessoas abafando suas próprias idéias achando que somente as deles são a direção correta de Deus. Não por força nem por violência, mas sim pelo Espírito Santo.(Zc 4:6)
Aprenda viver no descanso do Senhor, esta obra não é sua o que você precisa é se relacionar com Jesus então você será um líder como Ele, o maior líder de todos os tempos. Resumindo você precisa de um relacionamento diário e prolongado com o Senhor. Para que, além de ser um bom líder, você possa ser um pai espiritual, o líder se ofende, mas o Pai não se ofende nunca pois ele conhece o amor incondicional de (1Co 13).
Resumo estudo dado pelo Pr José Rodrigues

segunda-feira, 6 de julho de 2009

AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE VIVENCIAM

Se as crianças vivem ouvindo críticas, aprendem a condenar.
Se convivem com a hostilidade, aprendem a brigar.
Se as crianças vivem com medo, aprendem a ser medrosas.
Se as crianças convivem com a pena, aprendem a ter pena de si mesmas.
Se vivem sendo ridicularizadas, aprendem a ser tímidas.
Se convivem com a inveja, aprendem a invejar.
Se vivem com vergonha, aprendem a sentir culpa.
Se vivem sendo incentivadas, aprendem a ter confiança em si mesmas.
Se as crianças vivenciam a tolerância, aprendem a ser pacientes.
Se vivenciam os elogios, aprendem a apreciar.
Se vivenciam a aceitação, aprendem a amar.
Se vivenciam a aprovação, aprendem a gostar de si mesmas.
Se vivenciam o reconhecimento, aprendem que é bom ter um objetivo.
Se as crianças vivem partilhando, aprendem o que é generosidade.
Se convivem com a sinceridade, aprendem a veracidade.
Se convivem com a equidade, aprendem o que é justiça.
Se convivem com a bondade e a consideração, aprendem o que é respeito.
Se as crianças vivem com segurança, aprendem a ter confiança em si mesmas e naqueles que as cercam.Se as crianças convivem com a afabilidade e a amizade, aprendem que o mundo é um bom lugar para se viver.
Retirado do livro “As Crianças Aprendem o que Vivenciam “- Dorothy Law Nolte

Para meditar: As crianças são o nosso reflexo.
Devemos refletir o caráter de Jesus, para formarmos discipulinhos iguais a Ele.

Todo professor deve refletir a imagem do Senhor para as crianças, precisamos pemanecer na dependência do Espírito Santo e caminhar em intimidade com Ele, para ministrarmos o que Dele recebermos.(João 5:19)
Renata Marques.

domingo, 5 de julho de 2009

"ENSINA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR".

Um dos significados de ensinar é deixar uma marca.
A base da personalidade da criança é formada logo nos primeiros anos de vida. Assim como uma criança está aberta para conhecer Jesus está aberta para o mal. As crianças sempre foram alvo para o diabo, pois ele sabe a importância de investir nesta fase da vida do ser humano.Temos a impressão de que nossas crianças estão precoces ou que a inocência esta acabando.O inimigo tem usado a mídia como forte aliado para destruir a infância. Sabemos que nunca será fácil, as pressões sempre serão grandes, mas “maior” é o que esta em vós do que esta no mundo. 1Jo4:4 Diante disso e muito mais entendemos que o evangelismo seria uma das prioridade nas igrejas.Todos precisam de Cristo, começando pelas crianças Jesus nos ordenou isso.Mc16:15.

Quem deve evangelizar as crianças ?-
A responsabilidade é de todos nós cristão, de alguma forma todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o visual delas devemos nos preocupar também com o espiritual delas. Não precisa de nenhum dom especial para amá-las , orar, e ser exemplo. A igreja tem uma responsabilidade especial em investir no ministério infantil, e não somente em música etc. Devemos evangelizar as crianças porque o futuro da igreja e do país está em suas mãos.

“Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo.Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos." (Charles Spurgeon)

“As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem; o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo.” (Charles Spurgeon).


Invista tempo nessa terra fértil com o melhor que você pode oferecer: a Verdade de Jesus Cristo que está na Bíblia. Ensine as crianças ao seu redor a amar a Palavra de Deus e contemple o belo crescimento de um servo de Deus.
Desafios de um ministério infantil-
Liderar e servir em um ministério significa enfrentar desafios. O inimigo quer que você acredite que não é capaz de servir.
Descubra as pessoas ao seu redor, quem quer ser bem sucedido tem que desenvolver não só seu próprio potencial, mas também o potencial de todos os que nos cercam, tentar ser o único bom é egocentrismo, e temos que aprender a trabalhar em equipe para podemos trabalhar numa velocidade mas rápida, trabalhar sozinho não é um pensamento cristão.Temos que ter uma coração autentico para fazer o melhor para Deus e sermos UM em Cristo. Renata Marques