segunda-feira, 15 de março de 2010

Coelhinho da Páscoa e ovos

Tradicional e popularmente costuma-se dizer que é o coelhinho quem traz os ovos da Páscoa.
Por isso, todos os anos, as crianças vão dormir na véspera do Domingo de Páscoa pensando nos lugares em que poderão procurar seus ovos.
Coelho é um dos primeiros animais que saem das tocas ao chegar a primavera, após um longo inverno de recolhimento.
Ora, no hemisfério norte, a Páscoa ocorre nos primeiros dias da primavera ( para nós que habitamos no hemisfério sul, a Páscoa é no outono ) e os coelhos logo se põem a correr pelos campos verdes, repletos de flores, dando, portanto, a idéia de renovação da vida, que parecia estar morta durante o inverno,eles são animais que reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade, representando assim a ferlidade.

Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

A Páscoa é um simbolo de amor,cuidado e proteção de Deus por nós. A Páscoa comercial é baseada nos ovos de chocolate e nos coelhinhos, mas coelhinhos não botam ovos, a Bíblia diz que Jesus é nosso Cordeiro Pascoal que celebrou sua última ceia com pão e vinho. Devemos tomar cuidado com a figura do coelhinho para não substituir o verdadeiro sentido da Páscoa que é o sacrifício de Jesus na cruz do calvário e remissão dos nossos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário