quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Organizando o material

O material facilita o aprendizado, sendo que a criança assimila melhor quando tais recursos são usados, figuras, objetos, músicas, cartazes, gestos, quadros, vídeos, quebra cabeça, jogos, brincadeira, flanelógrafos, mapas, bonecos, fantoches, teatro, dança, etc.
Também existe várias experiência do nosso cotidiano e testemunhos, que são úteis para serem usadas, ajudando a enriquecermos a aula, mas nunca devem substituir a lição bíblica.
Jesus também usou recursos quando tentou ensinar aos discípulos por palavras, usou figueira, aves, etc.

Três requisitos básicos que irão lhe ajudar para uma boa aula:

Oração
A oração nos leva até a presença de Deus, e é nesta presença que devemos ministrar, dependendo única e exclusivamente do Espírito Santo. Os recursos visuais são para nos ajudar, mas nunca podemos nos prender a eles, mas dando sempre liberdade ao que o Espírito Santo quiser fazer.
Devemos orar pelas crianças, e pelo seu crescimento espiritual, e reconhecer a verdade daquela afirmação de Agostinho: “É mais importante falar de Deus acerca das crianças, do que falar às crianças acerca de Deus!”
Não haverá ministério eficaz com as crianças sem a prática da oração.

Dedicação
Dedicar é contribuir com a sua parte, fazer o melhor porque estamos trabalhando para o Senhor, receberemos nosso galardão conforme nos dedicarmos a obra Dele.
Dedicar tempo para a preparação da aula e todo o material, mantendo sempre um equilíbrio entre a oração e a leitura da Palavra. Assim como na criação várias coisas vieram a existir, o Espírito Santo nos dará condições de sermos criativos e produtivos para a obra Dele.
O tamanho da sua dedicação que determinara o sucesso da sua aula. Rm 12:7

Compromisso com a Palavra
A bíblia é o único livro que lemos no qual o Autor esta sempre presente, nela encontramos assunto para todas as áreas de nossas vidas, todas nossas dúvidas, problemas, e situações que vamos presenciar com as crianças, no decorrer das aulas.
Semearemos em seus corações a preciosa Palavra do Senhor que tem a garantia de não voltar para Ele vazia.
Se estivermos submissos ao Autor, do livro que ensina: Não cesses de falar deste livro da lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele este escrito, então farás prosperar o seu caminho e serás bem sucedido. Josué 1:8, estaremos frutificando, e colheremos muitos dos seus frutos.

Índice de aprendizagem

Olfato = 3%
Paladar = 3%
Tato = 6 %
Audição = 13%
Visão = 75%
(Estatística pela TEC)

Temos que alcançar as crianças de uma forma marcante, visando levar o evangelho de Jesus Cristo com estratégias e dinâmicas criativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário