quinta-feira, 13 de agosto de 2009

TESTEMUNHO DO PASTOR SUDANÊS - CHARLES LOKURUDEK JOSHUA

Joshua nasceu numa cidade cristã, herdeira de uma família que recebeu a palavra de Deus há muitos séculos no país, que antigamente era conhecido como Núbia. As correntes do Nilo começam ali. Sua família era pecuarista e viviam em fartura e paz.
Aos 10 anos de idade, foi um menino normal como tantos os outros. Brincava, ri, subia nas árvores, ajudava os irmãos. Foi testemunha do início da guerra civil em 1983 e de tudo que ela gerou em sua nação. Com o início da guerra, muitas das famílias sudanesas figuram para países vizinhos. Milhares de crianças e adolescentes fugiram para a Etiópia. A grande maioria saiu do país sem comida, sem água, e meninos e meninas foram morrendo pelo caminho de sede e de fome.
Neste período era comum um garoto de 10 anos tornar-se chefe de uma família com três outras crianças mais novas. Era impressionante ver o amor sobreviver em meio a tanto sofrimento: o irmãozinho macérrimo confortando o outro menor que ia morrendo de sede e inanição.
Com apenas doze anos incompletos já era recruta do exército do sul, por isso teve melhor sorte na penosa caminhada até a Etiópia. Era dado aos alistados uma colher de fubá com água três vezes ao dia para suportar a dura jornada que duraria três meses. Ali passou quatro anos em severo treinamento militar. No início era apenas um menino de 12 nos, ferido pelas marcas de guerra. Tinha perdido tudo: pais, irmãos, família, casa, futuro... Quatro anos depois era um soldado pronto para matar, para defender sua pátria, para realizar feitos que nem mesmo ele entendia. Chegou a alcançar a patente de capitão.
Em 1993, já cansado da guerra, desanimado da vida e de tudo, tornou-se um refugiado. Corria notícia que a ONU e outras entidades estavam dando comida e alguma expectativa de vida no país vizinho: Uganda. Com milhares de outros, lá estava ele novamente com os pés na estrada. Achol-Pll era um campo de refugiados como tantos outros existentes na África. Havia algum comida, roupas usadas, cursos profissionalizantes, mas Joshua encontrou especialmente ali algo que marcou e fez uma mudança radical na sua vida.
Havia cristãos sinceros. A fé que seus pais plantaram na sua tenra idade tinha sido sepultada debaixo de toneladas de bombas, tiros, ódio, vingança, cegueira e morte. Mas lá no fundo, estava viva e esperando uma para brotar. O sofrimento quebra barreiras, Não importava q qual grupo de cristãos você pertencia. No campo de refugiados o que importava era que você era cristão. Ali a unidade se completava.
Certo dia os irmãos se uniram e trouxeram um pregador estrangeiro. Foi uma grande campanha evangelística. DE repente, sem saber como, lá estava Joshua na frente. Conversão não se explica, cada um tem que experimentar. Aquele momento um fardo imenso saiu de suas costas. Parecia que ele estava voando em direçãoaàs nuvens e elas seabriam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário