quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Cuidados com as babás eletrônicas!!

Hoje há muitos atrativos para as crianças, atrativos que nem sempre trazem uma boa influência. Sem percebermos algumas programações na tv, jogos na internet , games, podem mudar o comportamento das crianças, isso pode ser um processo lento, mas gradativo, que resultará em uma má conduta no relacionamento com outros crianças ou até mesmo com os pais e adultos.
A criança sempre esta pronta à aprender, sempre procurando imitar, a quem está por perto lhe dando atenção para lhes ensinar.
Um dos maiores motivos que as levam a ficar com as chamadas "babás eletrônicas", é a falta de tempo dos pais, então as babás (tv, net, game) tem sido um espelho para elas, onde aprendem o que vêem e em minutos estão praticando as mesmas coisas.
Ao contrário do que muitos pensam a responsabilidade de educar, não está para o governo, escola ou igreja, este é um conceito errado, esta é uma responsabilidade dada por Deus aos pais, mas a falta de tempo, tem gerado muita omissão dos pais na educação dos seus filhos.
A Bíblia nos ensina que a responsabilidade de ensinar os filhos são dos pais, no livro de deutoronômio 6:1 ao 9 está registrada a ordem que Deus nos da e a direção de como devemos fazer.

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.


Os versos 6 e 7, nos fala que é a todo tempo, andando, brincando, estudando, ao deitar, na casa da avó, do amigo , etc,é todo tempo, poque a criança ela aprende por repetição, então por isso devemos falar várias vezes até que elas aprendam.

O sábio Salomão diz em Pv 22:6: ensina seu filho no caminho...

É uma ordem, uma convocação. Ele não deixa uma escolha para nós pais procurar um caminho, ele disse ensina no caminho, não o caminho que acharmos melhor, ou mais fácil, que dê menos trabalho, ele também não usa o verbo no futuro, ensinará, amanha outro dia.
NÃO !!!
É ensinar, hoje, agora!

E que caminho é esse??
Ensinar a criança no caminho de Jesus.
Jesus é o caminho, a verdade e a vida.. Jo 14:6
Ensina no caminho!!
Ensinar a criança no caminho é diferente de ensinar o caminho.
Ensinar é orientar a criança no caminho é se colocar ao lado dela durante a trajetória. É viver aquilo que se está ensinando de tal forma que os atos se tornem por si em ensinamentos.

Salomão em provérbios termina o verso dizendo Pv 22:6 ...e ainda quando for velho não se desviará dele.

Para um edifício se manter em pé, precisa ser elaborado com um bom alicerce de sustentação.
Se você como PAI ou responsável pela criança tem sustentado e tem colocado a Palavra de Deus como fundamento para seu filho, creia que esta é a sustentação para ele permanecer Nele para sempre!!
Renata Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário